Powered By Blogger

terça-feira, 16 de junho de 2015

VERDADEIRAS ATRAÇÕES TURÍSTICAS - MUSEUS EM TEMPO DE GUERRA

Os museus em Amsterdam são verdadeiras atrações turísticas. Do Rijksmuseum ao Museu Van Gogh são opções interessantíssimas como também o Museu da Heineken. Mas não poderia deixar de falar da Casa de Anne Frank e do Museu da Resistência. Fantásticos. Sempre tive curiosidade inicialmente em visitar a Casa de Anne Frank, havia lido o diário de Anne Frank e há muito já conhecia sua história. Na fila de espera estava já super na expectativa e foi totalmente de acordo com que eu imaginava. Pude visitar o vestíbulo, armazém e sala de moagem de especiarias, também o escritório de Victor Kugler e Escritório de Miep Gies, Jo Kleiman e Bep Voskuil. E inacreditavelmente chega-se ao vestíbulo com estante giratória, justamente a estante que escondia a porta de entrada do famoso “Anexo”. Mais impressionante, o quarto de Otto, Edith e Margot Frank e o de Anne Frank. Anne passava muito tempo na sua pequena escrivaninha escrevendo no diário, as paredes do quarto todas decoradas com todos os tipos de postais e cartazes. Também é claro, pode-se ver o banheiro. No dia 04 de agosto foi feita uma denúncia anônima e todos os moradores foram traídos. 

Até hoje não se sabe que foi o autor da denúncia, o que se sabe, é que foram deportados para campos de concentração. Anne morreu de tifo, em março de 1945, em Berg-Belsen. Nas vitrines da casa pode-se ver documentos pessoais dos moradores do esconderijo como também testemunhos da crescente perseguição aos judeus nesse período. Também se vê o primeiro diário axadrezado de Anne Frank.
Edifício do Museu - Casa de Anne Frank

Ao lado do Museu pequena estátua em homenagem a Anne Frank


Verzetsmuseum é o museu da resistência holandesa durante a Segunda Guerra Mundial. A Holanda foi ocupada pela Alemanha nazista durante a guerra. O museu enfatiza a ajuda de pessoas comuns as situações de guerra. Até hoje há uma problematização quanto à resistência holandesa: até que ponto ela foi forte e efetiva? Havia um partido nazista na Holanda da época, ainda que sem grande apoio popular; e, de início, a Alemanha tentava trazer os holandeses para o lado do III Reich, por serem "irmãos germânicos". Mas, justiça seja feita, a primeira e única manifestação pública de solidariedade aos judeus em país ocupado foi em Amsterdam - só podia ser em Amsterdam. A greve convocada pelo Partido Comunista parou a cidade. A partir dali a ocupação nazista passou a ser mais e mais repressiva e violenta. O museu traça uma trajetória perfeita desse momento da história.
Reconstituição do trabalho dos movimentos de resistência.

Muitas pessoas arriscavam suas vidas como ajudantes da resistência



A história da resistência em painéis interativos.





As lei restritivas já atuantes. Obrigação do uso da estrela amarela.

Pertences de homens e mulheres quando do envio aos campos de concentração



Um dos espaços expositivos contando a ascensão do III Reich.



Nenhum comentário:

Postar um comentário