Somente os amantes da
arte do colecionismo podem entender como é se deparar com um objeto e ver as
inúmeras significações que possui. Quando entramos em um museu, não se pode com
efeito dizer que todas aquelas peças que olhamos estejam lá para decorar,
também estão atribuídas de inúmeros significados. E esses significados, muitas
vezes, são tão particulares. Ainda que na atualidade não tenham qualquer
utilidade e nem sequer sirvam para decorar os interiores onde são expostos, as
peças de coleção ou de museu são, todavia, rodeadas de cuidados. Pomian (1984)
no seu texto Colecção, afirma que é impossível reduzir a formação de uma
coleção particular ao puro e simples entesouramento e isto é ainda mais
evidente quando se trata de museus. Não se contentando em manter os objetos
fora da circulação por um tempo limitado, como fazem todos os colecionadores
particulares, o museu esforça-se por retê-los para sempre. E aí, entra-se em um
paradoxo, se por um lado as coleções são mantidas fora das atividades
econômicas propriamentente ditas, por outro lado são protegidas sendo consideradas
objetos preciosos. Incrivelmente é através de uma coleção, podemos entender e captar a essência de uma
geração inteira e seus diversos hábitos e questões socioculturais. As coleções
são apontadas como origens dos museus.
Rijkmuseum - Casa de Bonecas |
O colecionismo é muito antigo e para começar
uma coleção, primeiro precisa haver uma preocupação além da utilidade. Para que
um valor possa ser atribuído a um objeto por um grupo ou por um indivíduo, é
necessário e suficiente que esse objeto seja útil ou que seja carregado de significado.
É o significado que funda o valor de troca das peças de coleção. O Museu
Nacional da Holanda: Rijksmuseum, ao visitarmos, está em suas peças rodeado de
significados. Uma das peças apresentadas são lindas “casas de bonecas”, mobiliadas em
detalhes, datando de 1676. Minuciosos e
perfeitos detalhes dos cômodos de uma casa da burguesia, com joias de verdade
em miniaturas, inacreditável!
REFERÊNCIAS:
ALMEIDA,
Cícero Antônio Fonseca de . O Colecionismo Ilustrado na Gênese dos Museus
Contemporâneos. Anais do Museu Histórico Nacional, v. 33, 2001.
POMIAN,
Krzysztof. Colecção. In: Enciclopédia Einaudi. V. 1 (Memória-História).Lisboa:
Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1984. p. 51-86
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