Powered By Blogger

domingo, 21 de junho de 2015

Coleção e colecionismo

Somente os amantes da arte do colecionismo podem entender como é se deparar com um objeto e ver as inúmeras significações que possui. Quando entramos em um museu, não se pode com efeito dizer que todas aquelas peças que olhamos estejam lá para decorar, também estão atribuídas de inúmeros significados. E esses significados, muitas vezes, são tão particulares. Ainda que na atualidade não tenham qualquer utilidade e nem sequer sirvam para decorar os interiores onde são expostos, as peças de coleção ou de museu são, todavia, rodeadas de cuidados. Pomian (1984) no seu texto Colecção, afirma que é impossível reduzir a formação de uma coleção particular ao puro e simples entesouramento e isto é ainda mais evidente quando se trata de museus. Não se contentando em manter os objetos fora da circulação por um tempo limitado, como fazem todos os colecionadores particulares, o museu esforça-se por retê-los para sempre. E aí, entra-se em um paradoxo, se por um lado as coleções são mantidas fora das atividades econômicas propriamentente ditas, por outro lado são protegidas sendo consideradas objetos preciosos. Incrivelmente é através de uma coleção, podemos entender e captar a essência de uma geração inteira e seus diversos hábitos e questões socioculturais. As coleções são apontadas como origens dos museus.
Rijkmuseum - Casa de Bonecas
O colecionismo é muito antigo e para começar uma coleção, primeiro precisa haver uma preocupação além da utilidade. Para que um valor possa ser atribuído a um objeto por um grupo ou por um indivíduo, é necessário e suficiente que esse objeto seja útil ou que seja carregado de significado. É o significado que funda o valor de troca das peças de coleção. O Museu Nacional da Holanda: Rijksmuseum, ao visitarmos, está em suas peças rodeado de significados. Uma das peças apresentadas são lindas “casas de bonecas”, mobiliadas em detalhes, datando de 1676. Minuciosos e perfeitos detalhes dos cômodos de uma casa da burguesia, com joias de verdade em miniaturas, inacreditável!

REFERÊNCIAS:
ALMEIDA, Cícero Antônio Fonseca de . O Colecionismo Ilustrado na Gênese dos Museus Contemporâneos. Anais do Museu Histórico Nacional, v. 33, 2001.

POMIAN, Krzysztof. Colecção. In: Enciclopédia Einaudi. V. 1 (Memória-História).Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1984. p. 51-86

Nenhum comentário:

Postar um comentário