Bem... de fato vivemos numa época em que a cultura passou ao primeiro plano de debates e de atenções de vários segmentos da sociedade. As estatísticas mostram uma súbita proliferação de museus no mundo todo. E se percebe uma gradual substituição do caráter elitista do museu para um caráter de massa. A massificação dos museus como um local conservador e elitista ou como um lugar de memória do poder, dá lugar, ao museu como cultura de massa, como um espaço-espetáculo.
A gradativa adoção de características de shopping centers e a relação, cada vez mais evidente, entre museus e publicidade, evidencia a supremacia crescente da forma sobre o conteúdo, por exemplo, a ênfase dada a arquitetura escultural dos novos museus em detrimento da divulgação dos acervos.
Sem dúvida nenhuma, que há uma sensibilidade, em se notar que o novo museu e sua práticas de exposição correspondem à mudança do próprio perfil dos freqüentadores. O público, quer cada vez mais, ver um espetáculo.
E as pessoas procuram os museus para quê? Por incrível que pareça, em pesquisa recente obteve-se as seguintes respostas:
- preencher o tempo
- proteger-se do mau tempo
- procurar inspiração
- saciar uma curiosidade ociosa
- satisfazer a fome de conhecimento
- educar crianças
- estar na moda
- passar o tempo com a família e os amigos
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