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domingo, 19 de dezembro de 2010

MUSEUS: MECANISMOS DE SUSTENTABILIDADE

Museu dos Brinquedos de Portugual
O museu hoje busca uma autonomia financeira. Pensa em como conquistar público cativo, recursos financeiros de longo prazo e marca reconhecida. Pensa em profissionalizar sua estrutura interna com capacidade e mandato para construir sustentabilidade. Mas para isto, sua estrutura precisa estar apta a responder ao novo contexto do setor cultural no Brasil para gerar o real desenvolvimento institucional almejado pelas instituições museológicas.   
Museu do Ipiranga


Com isso, é ainda mais importante que os museus desenvolvam mecanismos de sustentabilidade, ou seja, a criação de atividades econômicas que garantam uma margem de lucro que por sua vez arque com as ações deficitárias empreendidas. O exemplo mais corriqueiro de uma ação geradora de receita é a cobrança de bilheteria para a visitação de um museu ou centro cultural. A venda de souvenires em quiosques e lojas é outra atividade econômica muito freqüente. O aluguel do espaço para festas e cerimônias e a realização de eventos corporativos é cada vez mais comum. Mas é através de patrocínios privados, em sua maior parte apoiados nas leis de incentivo à cultura, ou seja, com recursos originários da renúncia fiscal do Estado, que muitas organizações estruturam seu equilíbrio econômico.  Exemplo disso são os usos dos espaços dos museus para eventos diversos como o que houve no Museu de Arte Moderna com o desfile de Isabela Capeto, no Museu do Ipiranga com a Cavalera, no Museu da Língua Portuguesa com desfile de moda para pessoas deficientes e também as comemorações de aniversários que, de uma maneira diferente, vem alugando os espaços para festas infantis, como no Museu dos Brinquedos.

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