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segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

TURISMO E MUSEUS UMA ESTRATÉGIA PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

De forma semelhante ao que ocorreu nas últimas décadas do século 20, o turismo vem passando por grandes transformações. No âmbito internacional, é o setor da economia que mais se expande. Também no Brasil, o mercado turístico cresce e se diversifica quanto à oferta de serviços e de atrações, beneficiando-se das facilidades de comunicação e de deslocamentos do mundo moderno, que possibilitam a multiplicação de viagens segundo um sem número de interesses.
Viaja-se cada vez mais, e toda a viagem, mesmo que não tenha o deleite como objetivo, pode ser cultural e turisticamente melhor aproveitada, desde que o lugar ofereça atrativos dessa natureza. Afinal de contas, todo o turista é um cidadão exercendo seu direito de ir e vir e de usufruir cultura. Por sua vez, o turismo cultural é compatível e comprometido com o fortalecimento da identidade, a preservação da memória e do patrimônio cultural em lugares de destinação turística.
O turismo cultural se viabiliza, em grande parte, através da interpretação planejada e realizada junto com a comunidade e que deve ser também a melhor anfitriã de seus visitantes. Assim, o lugar, além de se expor naturalmente à apreciação do público, pode falar sobre si mesmo e explicitar sua identidade utilizando-se de diferentes fontes de conhecimento e formas de comunicação, o ambiente interpretado convida e facilita ao visitante chegar mais perto, experimentar, interagir, conhecer, aprovar ou criticar a dinâmica cultural daquele contexto. E a instituição museu entra dentro deste cenário, não é mais sinônimo de coisas velhas.

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